Clique nas imagens para ampliar
O serviço de outorga de poço tubular é uma obrigação legal junto a Agência Nacional de Águas (ANA), onde a operação e a exploração de poços artesianos e tubulares é acompanhada e regulamentada, tendo como objetivo a proteção dos recursos hídricos do território.
O QUE É OUTORGA DE POÇO TUBULAR?
Outorga de poço tubular é o conjunto de documentos que possibilita a captação, apropriação, uso, consumo, devolução, armazenagem, transferência ou retirada de volume de água existente nos aquíferos subterrâneos. O documento legal possibilita receber autorização e licença para uso de recursos hídricos, conforme as diretrizes estabelecidas pela ANA.
COMO FUNCIONA A OUTORGA?
A outorga de poço tubular é um processo que parte pelo reconhecimento geológico desta, seguido de medicações e testes de qualidade da água.
Após todas as medidas necessárias, o proprietário deve emitir a documentação exigida, a fim de obter a outorga.
Finalizando o processo, é necessário protocolar a solicitação e acompanhar a análise realizada pela ANA para que o documento seja liberado.
VANTAGENS DA OUTORGA DE POÇO TUBULAR
- É a única forma regular de uso de água subterrânea em território nacional;
- Protege os mananciais subterrâneos;
- Considera a capacidade de suporte dos aquíferos;
- Otimiza a gestão dos recursos hídricos;
- Favorece a exploração dos recursos hídricos de forma racional.
Para que todas as etapas de outorga de poço tubular sejam realizadas com a segurança, rapidez e qualidade necessárias, é necessário que seja contado com o apoio de uma empresa especializada. A Revisata é uma empresa de consultoria especializada em obras de qualidade da água, tratamento, outorga e limpeza de poços artesianos. Se você está buscando por esse serviço, entre em contato e solicite uma cotação!