Clique nas imagens para ampliar
Uma das formas para adquirirmos água potável é a extração de poços artesianos, que são muito utilizados em zonas rurais ou, até mesmo, em áreas urbanas. Porém, para evitar problemas relacionados à qualidade e segurança da água, é necessário que eles sejam devidamente regularizados.
O QUE É REGULARIZAÇÃO DE POÇO ARTESIANO?
A regularização de poço artesiano tem como finalidade controlar o uso da água armazenada nesses pontos de captação e seu aproveitamento. Ela consiste no processo de cadastro do poço nas autoridades competentes, para que se possa se ter a garantia de que a água usada nesses locais é segura para o consumo humano.
COMO FUNCIONA A REGULARIZAÇÃO DE POÇO ARTESIANO?
O processo de regularização de poço artesiano depende da fiscalização e certificação das entidades responsáveis pela qualidade da água para o consumo humano. É necessário que o proprietário do poço apresente todos os documentos exigidos por essas entidades e realizar os exames de amostragem e ensaios necessários para aprovar a qualidade da água.
VANTAGENS DA REGULARIZAÇÃO DE POÇO ARTESIANO:
- Maior segurança na qualidade da água, pois ela passa por exames e ensaios para se certificar que é adequada para o consumo humano;
- Aumento da produtividade do poço e consequentemente melhoria na qualidade de vida de quem usa;
- Constatação de possíveis infiltrações de água no solo e identificação de possíveis problemas;
- Redução de custos, pois com a regularização de poço artesiano evita-se o desperdício de água e, consequentemente, a necessidade de intervenções frequentes.
A regularização de poços artesianos é, portanto, uma medida que garante a qualidade e a segurança da água extraída desses locais. Se você precisa de serviços de regularização, a Revisata é empresa especializada em qualidade da água, tratamento de água e outorga e limpeza de poços artesianos. Entre em contato para solicitar um orçamento!